Ceroulas Femininas

Sobre a Proteção Solar

18/08/2017



Você sabe se proteger dos raios ultravioleta?

Sabemos que ficar expostos ao sol traz riscos sérios para a nossa saúde. Além das óbvias queimaduras de sol, os raios solares ultravioleta (tipos UVA e UVB) causam envelhecimento precoce e, a longo prazo, até câncer de pele. Todos estão vulneráveis aos perigos da radiação solar, mas aqueles que praticam atividades ao ar livre ou frequentam a praia e a piscina precisam ter ainda mais cuidado. As crianças são ainda mais prejudicadas, pois elas têm a pele mais sensível.

Os raios de tipo UVB são mais prejudiciais à pele em épocas mais quentes, como o verão, e entre as 10h da manhã e as 4h da tarde. Já os raios UVA causam danos em todos os horários, até mesmo quando o tempo está nublado, e em todas as
estações do ano, além de serem refletidos pela neve, pela areia e pelo concreto, de forma que, mesmo na sombra, você ainda recebe radiação solar.

Nossas roupas, especialmente as de cores claras, não impedem que boa parte da radiação solar chegue a nossa pele. Por isso, o melhor é estar protegido sempre que for passar algum tempo sob o sol. No caso de ir à praia ou à piscina, lembre-se de que a água intensifica a passagem dos raios ultravioleta.

O filtro solar comum protege contra raios UVB, mas não é tão eficiente no caso dos raios UVA. Além disso, é necessário reaplicar o filtro no intervalo de poucas horas, sempre que entrar na água ou quando perceber que está suando. Não se esqueça que o filtro solar sai com água. Roupas com proteção UV trazem uma defesa mais eficaz, dispensando a preocupação com a radiação solar pelo resto do dia. Este tipo de vestuário conta com uma tecnologia no processo de fabricação do tecido, que bloqueia os raios UV de forma permanente, não sendo prejudicado pela lavagem das peças. É possível encontrar blusas, calças, chapéus, roupas de banho e até guarda-sol com esta proteção, que é bem mais eficiente que o filtro solar.

Como saber se a proteção UV das minhas roupas é confiável?

Teste de proteção Arpansa Solo
No Brasil não existe regulamentação específica para verificar a qualidade do vestuário equipado com proteção UV, por isso, buscamos a certificação da Agência Australiana de Proteção Radiológica e Segurança Nuclear – Arpansa, que criou critérios para avaliar a proteção UV no tecido. Laboratórios credenciados pelo Inmetro realizam testes a partir dos critérios da Arpansa, com a finalidade de quantificar percentualmente a proteção UV em cada peça analisada.

Devido aos altos índices de câncer de pele na população australiana, o governo do país percebeu a necessidade criar um órgão para cuidar da saúde da população. Internacionalmente reconhecida, Arpansa foi pioneira em pesquisas nesta área e a Norma AS/NZS 4399:1996, referente à Avaliação e Certificação de Proteção Solar para Vestuário, é utilizada como parâmetro em diversos países do mundo. Desde 1996, a regulamentação tem o objetivo de informar a respeito da capacidade de roupas e
acessórios na proteção da pele contra a radiação solar.

A certificação da Arpansa é de extrema importância para o consumidor, uma vez que comprova a capacidade de proteção do produto. Usar roupas cujos fabricantes afirmam ter proteção UV, mas não possuem certificação é um risco, pois não há garantias de que a proteção é duradoura ou mesmo de que a proteção existe. É buscando essa certificação que você assegura a eficiência do Fator de Proteção Ultravioleta e protege a sua família.

Também está nos deveres da Arpansa fornecer à população informações sobre proteção contra radiação e segurança nuclear. Trata-se de um órgão vinculado ao Ministério de Saúde e Previdência Social, de forma que a responsabilidade do órgão é proteger a saúde da população dos perigos da radiação.

As vantagens do vestuário com proteção UV

A proteção é medida em Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), que pode variar entre 5 e 50+. O tecido avaliado pela Arpansa com FPU 50+, nível máximo,  impede que 98% dos raios ultravioleta cheguem à pele.  A proteção se estende para raios do tipo UVA e UVB, não é prejudicada caso a roupa esteja molhada e não diminui com as lavagens. A proteção acompanha o produto em toda a sua vida útil, sendo prejudicada apenas no caso de rasgos ou desgastes que deixem o produto mais fino.

A alta durabilidade das peças não se resume apenas ao fator de proteção ultravioleta, mas também à facilidade de conservação e ao easy care. Os tecidos que recebem essa proteção geralmente não precisam ser passados a ferro e não encolhem com a lavagem. Já a respirabilidade e absorção do suor fazem com que as peças sejam ideais para práticas esportivas ao ar livre.

No caso de exposição prolongada ao sol, tome outras medidas para a sua saúde, como a hidratação. Aplique um hidratante apropriado para o seu tipo de pele após o banho e beba bastante água, principalmente no verão. Lembre-se que usar roupas com certificação traz mais segurança e não arrisque sua saúde. Compartilhe este post com seus amigos e ajude-os a praticar atividades ao ar livre de forma mais segura!


 

:: Voltar